CREAR - Centro de Recursos Endógenos e da Actividade Rural Odemira
CALENDÁRIO: 2014-2015
DESTINATÁRIOS: Comunidade em geral
LOCAL: Odemira
Programa financiado pelo Município de Odemira que desenvolveu as seguintes ações: implementação de um Banco de Sementes representativo das variedades tradicionais; gestão do recurso micológico do concelho do concelho de Odemira; valorização do medronho. Este projeto foi desenvolvido numa parceria com a Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-gare e com a Associação de Desenvolvimento Integrado de Luzianes-gare.
O banco de sementes teve como objetivo principal a constituição de um banco de sementes para que as variedades tradicionais do território de Odemira não se percam e circulem no mercado agrícola, no projeto foram ainda desenvolvidas ações com crianças no sentido de sensibilizar para a riqueza deste património. A gestão do recurso micológico, teve como principais objetivos o reconhecimento e inventariação do micobiota presente na região, apuramento dos principais locais tradicionais de apanha, avaliação do circuito comercial instalado localmente de forma a definir linhas de ação para a valorização do recurso micológico de Odemira e para o efeito foi desenvolvida uma publicação.
Na ação de valorização do medronho, foi feito um diagnóstico local sobre as unidades de produção legalizadas e levantadas as intenções de legalização. Foi também feito um levantamento de necessidades e neste contacto foram desenvolvidas ações de formação, reuniões locais e foi apoiada através do projeto a criação de uma associação de promoção do medronho - ARBUTUS.