CLDS 4G - Geração Ativa



CALENDÁRIO: outubro 2019 – setembro 2022

DESTINATÁRIOS: Pessoas com 65 + anos, que não tenham apoio institucional

LOCAL: Concelho de Odemira


O projeto é operacionalizado através da implementação de uma série de atividades que respondem a um eixo de intervenção específico: Eixo 3 – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

O eixo de intervenção 3 tem como ações obrigatórias: 

• Ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia dos idosos; 

• Ações de combate à solidão e ao isolamento;

 

• Ações de desenvolvimento de projetos de voluntariado para o trabalho com populações idosas. 

 

Plano de Ação do CLDS 4G Geração Ativa:

Ativa.Idade

Esta atividade é dinamizada por 4 ações (AnimArte; Assembleia Sénior/AtivaMente; CapaIdade; Fora da Caixa) promotoras do envelhecimento ativo que promovem a manutenção do grau de independência e autonomia, potenciam a estimulação não só ao nível intelectual e físico e previnem a exclusão social auxiliando na manutenção de um conjunto de relações sociais e do reforço do sentido de contributo cívico.

Passeios com História

Pretende levar a população idosa a sair do seu contexto habitual, quebrando a rotina, através de passeios de autocarro organizados para diversos pontos do País, que tenham interesse cultural e histórico.

Aldeia ConVida

Incide no combate ao isolamento social da população idosa, através da promoção da partilha de saberes e tradições das pessoas idosas nas suas aldeias.

Ninguém está só

Visa proporcionar à população idosa que reside em pequenos aglomerados habitacionais geograficamente mais isolados uma melhor capacitação para o envelhecimento, oferecendo a possibilidade de realizar atividades de estimulação cognitiva e lúdica no domicílio, que será fundamental para manutenção das capacidades intelectuais, motoras e sociais e no combate de sentimentos de solidão.

Hoje vamos visitar

Atividade de voluntariado que tem como objetivo proporcionar à população idosa, visitas por voluntários/as para: conversar, escutar, ler para eles/as, estimular o contacto com o exterior, contrariando a tendência de ficarem fechados/as em casa, ou ajudar nalguma tarefa de apoio que contribua para a melhoria da sua qualidade de vida. Esta atividade dirige-se a pessoas cujo estado de dependência, de mobilidade ou de isolamento geográfico não permita que beneficiem de uma interação social desejável, sofrendo de solidão e isolamento social.

Olá Avós

Tem como objetivo apoiar na criação de projetos de Voluntariado pensados e executados pelas crianças e jovens do concelho de Odemira que sejam direcionados para a promoção do bem-estar da população idosa, através da Relação Intergeracional.

Vizinhança Solidária 

Atividade que consiste na criação de uma Rede Solidária de Suporte Informal à população idosa, onde a vizinhança desempenha o papel principal, promovendo uma relação de familiaridade e um estado de vigilância face às necessidades de suporte social.

 

Contactos

TAIPA (geral) 283 320020

Coordenação - 969 230 907

Equipa Técnica – 968 803 219 / 969 849 284

geracaoativa.clds4g@taipa-desenvolvimento.pt


Para mais informações consulte     documento .pdf