Imprensa

  • Novo protocolo de colaboração do consórcio público-privado do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira

    O protocolo de colaboração do consórcio público-privado que dará continuidade ao Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), no concelho de Odemira, no triénio 2018-2021, foi assinado na terça-feira, dia 10 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago. O consórcio reúne a TAIPA – Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira (a entidade promotora e executora), o Município de Odemira, as empresas Haygrove Portugal, Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos, Multitempo – Empresa de Trabalho Temporário, Sudoberry, Vitacress, e Hall Hunter Portugal, Unipessoal, e as Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes. A cerimónia contou com a presença da Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, Romualda Fernandes.

    Ler Mais
  • Serviço móvel de apoio a empreendedores

    O serviço de apoio ao empreendedor e à inserção profissional que a TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira tem a funcionar há pouco mais de um ano vai em breve chegar a todo o território do concelho. A iniciativa decorre no âmbito do Contrato Local de Inclusão e Inovação Social (CLIIS), promovido pela Câmara de Odemira e executado pela TAIPA, e a partir do próximo mês de Junho estará também nas 13 freguesias do município odemirense. "Em Odemira, na sede da TAIPA, todas as quartas-feiras há atendimentos sob marcação. E nas restantes freguesias o gabinete fará uma deslocação por mês no espaço de cada Junta de Freguesia", anuncia a presidente da TAIPA. Segundo Dora Guerreiro, este serviço arrancou em Abril de 2017 com o objectivo de apoiar a população na "informação, orientação e apoio a candidaturas a projectos co-financiados, tendo como beneficiários desempregados, beneficiários de rendimento social de inserção, jovens à procura do primeiro emprego e empresários". Na prática, continua a presidente da TAIPA, o serviço permite prestar aos interessados "informação e aconselhamento acerca de oportunidades de financiamentos que permitem a criação de novos negócios ou a reestruturação de negócios já existentes, de como constituir uma empresa ou associação, ou mesmo como empresário em nome individual". Também os desempregados são apoiados gratuitamente "na elaboração de candidaturas para a criação do próprio emprego e consultoria durantes os 18 meses seguintes para acompanhar a actividade", acrescenta Dora Guerreiro. Na opinião da presidente da TAIPA, "é fundamental que a comunidade tenha conhecimento dos financiamentos que estão disponíveis e a itinerância do serviço faz toda a diferença". "Se alcançámos resultados muito positivos em 2017, em 2018 os objectivos são ainda mais desafiantes. E se até à presente data o número de atendimentos a promotores com sede nas freguesias do interior aumentou, com a itinerância a partir de junho vai aumentar ainda mais", diz. Dora Guerreiro considera que no litoral do concelho "a informação circula de forma mais fluente, quer pela partilha de experiências por outros promotores quer pela realização de acções de sensibilização". "O interior precisa de ser estimulado para gerar novas oportunidades de negócios e novos empreendedores", acrescenta a dirigente, crente que o serviço móvel de apoio ao empreendedor e à inserção profissional pode ser decisivo neste campo.

    Ler Mais
  • Projecto "GiraMundo" quer integrar migrantes

    Promover a integração dos residentes estrangeiros que vivam no concelho de Odemira através das expressões culturais, artísticas e desportivas e dar a conhecer o território onde agora vivem são os grandes objectivos do "GiraMundo". Dinamizado pela TAIPA ? Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira "O 'GiraMundo' é um projecto de intervenção comunitária que promove a integração dos migrantes a residir, estudar ou a trabalhar no concelho de Odemira. O conceito 'GiraMundo' prende-se pelo movimento do mundo dentro de Odemira e Odemira a envolver-se neste crescimento de interacções interculturais", explica ao "SW" Teresa Barradas, vice-presidente da TAIPA. De acordo com esta responsável, o projecto destina-se aos cidadãos de países terceiros, nomeadamente Bangladesh, Brasil, Índia, Nepal e Ucrânia, que residam no concelho, tendo como mais-valia promover "o relacionamento entre os migrantes e a comunidade local através da arte e cultura e desporto". Teresa Barradas explica que o "GiraMundo" nasceu das "reflexões" e do "trabalho" que tem vindo a ser realizado no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, onde o objectivo é "criar pontes e melhorar o conhecimento na promoção de bem-estar dos migrantes e da comunidade em geral face a esta temática". Nesse sentido, revela, o projecto vai apostar, por um lado, em viagens "à descoberta" do concelho e, por outro lado, nos ateliers "Integrar pela Arte". "A par desta vertente, o 'GiraMundo' também tem uma componente informativa e utiliza diferentes métodos para dar a conhecer às pessoas que cá chegam as regras, direitos e deveres do que é viver em Portugal", acrescenta. O projecto é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e Integração (FAMI) e pelas empresas Lusomorango, Maravilha Farm's, Haygrove e Sudoberry, todas com actividade no concelho. Ligados ao "GiraMundo", como parceiros formais, estão igualmente o Município de Odemira, o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a Sociedade Recreativa S. Teotoniense, a associação desportiva Cautchú, o Grupo Desportivo Renascente de São Teotónio e a Junta de Freguesia de São Teotónio.

    Ler Mais
  • Gabinete de Apoio à Vítima inaugura em Aljezur

    Este gabinete contará com uma equipa técnica, de apoio às vítimas de violência doméstica e de género, com pessoal técnico e administrativo necessário ao seu funcionamento, da responsabilidade da TAIPA ? Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado de Odemira.

    Ler Mais
  • Aliados no Natal

    A 14ª campanha de solidariedade ?Aliados do Natal?, promovida pela TAIPA- Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, com o apoio da autarquia odemirense, decorre até 7 de Dezembro.

    Ler Mais
  • Programa Biosfera - Pescadores

    Tema da reportagem: Na senda das profissões. Reportagem sobre a Azenha do mar e o trabalho de intervenção da TAIPA junto desta comunidade piscatória.

    Ler Mais