AÇÃO DE FORMAÇÃO: PHOTOVOICE

Photovoice: o uso da fotografia na promoção de competências

Profissionais e serviços têm vindo a deparar-se com um número crescente de pessoas, famílias e comunidades que vivenciam situações de vulnerabilidade económica, social, de saúde (continuada ou acidental), requerendo ajuda profissional para reencontrarem equilíbrio e melhorar o seu bem-estar. Muitas destas famílias são descritas como difíceis de envolver nos programas de apoio existentes, perpetuando-se muitas vezes um ciclo negativo de famílias desesperadas, profissionais descrentes e serviços pouco eficazes.

O Photovoice surge como uma ponte entre profissionais, famílias e serviços. Partindo da fotografia e da voz dos participantes, o Photovoice procura conhecer as suas experiências e vivências, as suas necessidades, dificuldades e desejos de mudança, enquanto estimula a criatividade e promove o envolvimento de todos na construção do futuro desejado. Originalmente apresentado na década de 90 como uma forma de promover (empower) competências de cidadania nas populações mais desfavorecidas e marginalizadas, o Photovoice tem vindo a ser usado com diferentes objetivos, temas, grupos, comunidades e políticas comunitárias, revelando-se como muito útil em diversos contextos de intervenção social, comunitária, de educação, de saúde, etc. e com públicos de várias idades.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• Mudança de paradigma: das intervenções tradicionais às abordagens colaborativas e participativas

• Famílias muito vulneráveis: breve caracterização

• Photovoice: definição e fundamentação teórica

• Objetivos do Photovoice

• As etapas e o processo Photovoice

• Potencialidades e Limitações do Photovoice

• Implicações junto de populações vulneráveis

• Desenhar um projeto Photovoice

• A aplicação do Photovoice como instrumento de promoção de competências em famílias vulneráveis

OBJETIVO GERAL

Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos para a compreensão e implementação do Photovoice enquanto instrumento de promoção de competências junto de populações muito vulneráveis.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

A metodologia de ensino-aprendizagem conjuga o método de exposição participada, com metodologias mais dinâmicas, ativas e experienciais. Inclui análise e discussão de casos e treino específico de competências aplicadas ao atual contexto da intervenção social. Exercícios práticos com o intuito de preparar os profissionais para o desenho e implementação de projetos Photovoice.

DIAS 30 e 31 de outubro de 2019

HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00

DURAÇÃO 12 horas

LOCAL Centro de Valorização da Cultura Local de Odemira (edifício municipal): Praça José Maria Lopes Falcão

7630-141 Odemira

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ // Não Associados/as: 50€

DESTINATÁRIOS/AS Dirigentes, Profissionais e Voluntários/as de organizações de intervenção social, educação e saúde, Estudantes.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADORA Sofia Rodrigues | sofia.rodrigues@ua.pt

Psicóloga e doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro. Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para profissionais em território nacional e internacional nas áreas de intervenção social com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. É autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.