Formação para a Inclusão



CALENDÁRIO: 2009-2014

DESTINATÁRIOS: Pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação, nomeadamente, as que provenham de meios particularmente desfavorecidos, famílias desestruturadas, que apresentem percursos pessoais problemáticos e pertencentes a grupos excluídos e ou desfavorecidos, entre os quais: a) Jovens ou adultos, em situação de exclusão social ou risco de exclusão; b) Desempregados, em particular os de longa e muito longa duração; c) Grupos de risco, designadamente ex-toxicodependentes e ex?reclusos; d) Beneficiários do rendimento social de inserção.

LOCAL: Concelho de Odemira


Constitui objetivo da presente tipologia de intervenção promover o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto de grupos excluídos ou socialmente desinseridos, tendo em vista a aquisição de capacidades que lhes permitam integrar ou concluir ações de formação que confiram certificação e ou a reintegração no mercado de trabalho. O principal objetivo desta linha de intervenção é formar pessoas essencialmente sinalizadas pela Segurança Social e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, numa perspetiva de inserção na vida ativa e na inclusão social.

 

Foram realizados os seguintes projetos:

- Projeto Passos decorreu durante o ano de 2009 na freguesia de S.Luís e temos orgulho em referir que das 14 formandas integramos um total de 9 no mercado de trabalho;

- Projeto Passos II: decorreu durante o ano de 2010 na freguesia de Vila Nova de Milfontes e como resultado final das 14 formandas envolvidas, 7 foram inseridas no mercado de trabalho.

- Projeto Passos III: decorreu durante os anos de 2012 e 2013 em S.Teotónio, e como resultado final das 13 formandas envolvidas, 7 foram inseridas no mercado de trabalho.

- Projeto Passos IV: decorreu durante os anos de 2013 e 2014 em Odemira, abrangendo um total de 16 formandas de todo o concelho de Odemira. Esta ação teve uma parte prática sobre o tema do Cuidado a Dependentes por ser uma área de forte empregabilidade no concelho de Odemira (com a abertura de 3 novos lares e 1 nova resposta social da Santa casa da Misericórdia) e como resultado final das 16 formandas, 10 foram integradas no mercado de trabalho.