CVPR ? Centro de Valorização da Paisagem Rural
CALENDÁRIO: 2000?
DESTINATÁRIOS: Desenvolvimento rural
LOCAL: Concelho de Odemira
“Por paisagem entende-se a unidade geográfica, ecológica, estética e cultural na qual as interações determinam as possibilidades de vida” (...)
Uma paisagem é um conjunto de recursos onde vive um conjunto de pessoas originando um emaranhado de possibilidades de interações que, no seu término, resultam na realidade que se nos depara. O CVPR não é mais do que uma ideia para valorizar a atividade económica, a atividade social, o património e as pessoas do interior do Concelho de Odemira, nomeadamente as suas nove freguesias (Pereiras Gare, Saboia, Stª Clara a Velha, Luzianes Gare, S. Martinho das Amoreiras, Vale Santiago, Colos, Bicos e Relíquias). Esta ideia que pretende ser intervenção, e, que pretende ser uma das soluções para a melhoria das condições de vida das populações do interior do concelho de Odemira, aposta no saber fazer territorial, na participação e no contato entre os diferentes atores locais como forma de encontrar as soluções locais para os problemas locais.
O papel da TAIPA neste processo em nada difere da perspetiva que assistiu à sua criação, constituir-se como seu animador e impulsionador tendo em conta a sua visão global do território e uma natural obrigação decorrente do nível de implicação que vem conseguindo por parte dos diferentes parceiros territoriais.
O CVPR é a filosofia de intervenção em desenvolvimento rural da TAIPA que se traduz pela criação de formações diversas que respondem às necessidades dos agricultores e de um conjunto de projetos estruturais que pretendem contribuir para a qualidade, inovação da produção e da comercialização.
Eixo 1 – Investigação, Experimentação e Demonstração
Eixo 2 – Formação
Eixo 3 – Organização da Oferta
Eixo 4 – Produção
Eixo 5 – Intervenção Territorial Integrada
Eixo 6 – Serviços de Apoio e Controlo de Qualidade.
Desta estratégia se foram desenvolvendo os projetos da TAIPA na área do desenvolvimento rural.