ST-E6G



CALENDÁRIO: 2016-2018
DESTINATÁRIOS: Crianças e jovens entre os 6 e os 30 anos, em situação de exclusão e/ou vulnerabilidade social e/ou descendentes de imigrantes.
LOCAL: S.Teotónio
O Projeto ST-E6G representa um sonho.
O Projeto ST-E6G surge porque um conjunto de entidades se envolveu, entre 2012 e 2015, no desenvolvimento de uma premente intervenção territorial para a inclusão social e Empowerment de crianças e jovens, bem como para a cidadania e dinamização comunitária. A TAIPA é a entidade promotora e gestora do projeto, tendo com consórcio de parceiros a Câmara Municipal de Odemira, Freguesia de S.Teotónio, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Agrupamento de Escolas de S.Teotónio, Unidade de Cuidados na Comunidade “Saúde na Mira” e ADMIRA – Associação para o desenvolvimento da região do Mira, com as quais partilha a responsabilidade de intervenção na comunidade e a articulação com o financiador – Programa Escolhas | Alto Comissariado para as Migrações.
São Teotónio mantém bem viva a tendência de vila recetora de imigrantes, nos últimos anos com a receção de muitos imigrantes de países terceiros, nomeadamente Asiáticos. Não obstante, a comunidade imigrante com mais crianças e jovens e a ter a família “tradicional” instalada é a comunidade búlgara. Na comunidade local, pese embora não ocorram conflitos, a comunhão e o encontro acontecem raras vezes fora dos espaços partilhados: trabalho, escola, eventos públicos ou atividades do Projeto ST. Embora sem a existência de atos de ódio ou racismo, e de bons exemplos de integração, existe alguma tensão e um certo mal-estar no discurso mais ou menos assertivo de uma boa parte da comunidade local, sendo por isso imprescindível uma intervenção comunitária no âmbito da integração dos migrantes.
O Projeto ST-E6G tem definido como objetivo geral a promoção da integração social, escolar e comunitária da comunidade imigrante, em especial das crianças e jovens na Freguesia de São Teotónio. A sua intervenção assenta em 3 pilares:
1º A Educação e Formação. Com atividades que contribuem para a inclusão escolar e para a educação não formal, bem como para a formação e qualificação profissional.
2º A Participação, direitos e deveres cívicos e comunitários. Com atividades que contribuem para a participação e cidadania, permitindo uma maior consciencialização sobre os direitos e deveres cívicos e comunitários.
3º A Inclusão digital. Com atividades que visam a inclusão digital e potenciar as restantes medidas.








