GIRAMUNDO



CALENDÁRIO: agosto de 2017 a maio de 2020

DESTINATÁRIOS: Nacionais de Países Terceiros

LOCAL: Concelho de Odemira


Gira Mundo significa neste projeto o movimento do mundo dentro de Odemira e Odemira a viver, transformação e o crescimento das interações interculturais. Para contribuir para o objetivo do projeto concorrem 8 ações que procuram envolver o máximo de atores locais e destinatários em torno de um objetivo comum. Tem como metodologia base para a maioria das ações o envolvimento das expressões como meio promotor da integração: gastronomia, dança, teatro, música, cinema, desporto, pintura, escrita e vídeo. As expressões serão uma ponte para a criação de relações com a comunidade de acolhimento. Através desta metodologia serão promovidos eventos culturais e desportivos, comemorações, ciclos de cinema, workshops de diferentes artes com o objetivo de refletir a interculturalidade, serão criados alguns produtos informativos de direitos e deveres e momentos de interação dos migrantes com o território e os serviços.

O projeto Gira Mundo está sustentado no trabalho e nas reflexões que vêm sendo desenvolvidas no Consórcio do CLAIM de Odemira (financiado pelo Município de Odemira, a Vitacress, Sudoberry, Lusomorango, Multitempo, Haygrove), do qual fazem parte o Município de Odemira, empresas (empregadoras de pessoas NPT), e Juntas de Freguesia. Estas entidades colaboram com o Plano Municipal para a Integração de Imigrantes e nesse sentido têm consciente a responsabilidade dos atores locais na integração dos migrantes e as ações promotoras para essa integração. Destas empresas que financiam o CLAIM, 3 delas estão envolvidas também na proposta de comparticipação deste projeto: Lusomorango, Sudoberry e Haygrove e acrescentamos a este grupo a Maravilha Farms.

 

Para além desta evidência ser um forte contributo para a sustentabilidade da intervenção, também é um sinal do enorme sentido de responsabilidade social das empresas face à realidade local.



Para mais informações consulte     documento .pdf