Desenvolvimento Comunitário

  • CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Odemira

    O CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Odemira, na sua atual forma, surge de um Protocolo Multilateral de Colaboração, assinado a 10 de Julho de 2018 entre um consórcio de parceiros - a TAIPA, enquanto entidade promotora, as entidades financiadoras - Município de Odemira, Associação de Produtores Agrícolas Lusomorango, as empresas Haygrove, Sudoberry, Vitacress, Hall Hunter e Multitempo, e os parceiros não financiadores - juntas de freguesia de S. Teotónio, Longueira/Almograve e Vila Nova de Milfontes.

    CALENDÁRIO:01 Julho 2018-30 Junho 2021

    Mais Informação
  • GIRAMUNDO

    Contribuir para a integração de pessoas nacionais de países terceiros que residam, estudem e/ou trabalhem no concelho de Odemira, através do desenvolvimento de atividades e do envolvimento de atores locais e dos destinatários.

    CALENDÁRIO:agosto de 2017 a maio de 2020

    Mais Informação
  • CLIIS - Contrato Local de Inclusão e Inovação Social

    Melhorar a qualidade de vida da população do concelho de Odemira, através de uma intervenção multissetorial e integrada, através de ações para executar em parceria, para a promoção da inclusão social dos cidadãos e para combater a pobreza persistente e a exclusão social.

    CALENDÁRIO:1º edição: maio a dezembro de 2017 / 2ª edição: abril a dezembro 2018

    Mais Informação
  • GAVA - Gabinete De Apoio à Vítima

    Constitui-se como um serviço de proximidade e nessa medida, ainda que tenha gabinetes operacionais com sede em Odemira e Aljezur, abrange estes concelhos e desloca-se até à vítima sempre que necessário. Disponibiliza de forma gratuita, segura e confidencial: Apoio Psicológico Apoio Social Apoio Jurídico

    CALENDÁRIO:2012-2018

    Mais Informação
  • ST-E6G

    O Projeto ST-E6G surge porque um conjunto de entidades se envolveu, entre 2012 e 2015, no desenvolvimento de uma premente intervenção territorial para a inclusão social e Empowerment de crianças e jovens, bem como para a cidadania e dinamização comunitária.

    CALENDÁRIO:2016-2018

    Mais Informação
  • Capacitando

    O projeto teve como objetivo a capacitação dos serviços de apoio, acolhimento e integração de imigrantes nacionais de países terceiros, através da qualificação e formação dos respetivos quadros técnicos, em áreas específicas.

    CALENDÁRIO:2014-2015

    Mais Informação
  • Integrando

    Os objetivos principais do projeto foram a promoção da integração e a inclusão social de pessoas nacionais de países terceiros.

    CALENDÁRIO:2014-2015

    Mais Informação
  • Felizmente

    Foi financiado pelo Município de Odemira, no âmbito do Programa Sinergias Sociais. Este projeto pretendia ser um contributo para o aumento da literacia em saúde mental, por isso associamos ao tema: jovens (porque estão a formar a suas conceptualizações sobre o tema), dirigentes técnicos (porque são lideres de opinião) e a comunidade em geral (para ser desperta para o tema).

    CALENDÁRIO:Setembro de 2015 a maio de 2016

    Mais Informação
  • CREAP- Centro de Recursos Endógenos e da Atividade Pesqueira Odemira

    Programa financiado pelo Município de Odemira desenvolvido em parceria com a ACDPM da Azenha do Mar ? Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar

    CALENDÁRIO:2015-2016

    Mais Informação
  • ST-E5G

    O Projeto ST-E5G é financiado pela 5ª Geração do Programa Escolhas. A Intervenção teve início em Janeiro de 2013 e fim em Dezembro de 2015, na freguesia de S. Teotónio, e atuou em 5 eixos de intervenção: 1) Inclusão escolar e Educação Não Formal; 2) Promoção da Formação Profissional e Empregabilidade; 3) Dinamização comunitária e cidadania; 4) Inclusão Digital; e 5) Apoio ao Empreendedorismo e capacitação dos jovens.

    CALENDÁRIO:2013-2015

    Mais Informação
  • Gabinete Itinerante de Apoio às Comunidades Piscatórias

    O Gabinete Itinerante de Apoio às Comunidades Piscatórias teve a sua sede na Azenha do Mar e a itinerância acontece nas comunidades piscatórias da Entrada da Barca e Vila Nova de Milfontes.

    CALENDÁRIO:2012-2014

    Mais Informação
  • Cabaz do Mar

    Financiado pelo PROMAR ? Programa Operacional Pesca 2007/2013 ? Eixo 4 ? Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca. Com base no conceito RECÍPROCO (RElação de CIdadania entre PROdutores e COnsumidores) surge o Projeto CABAZ DO MAR com vista à criação de uma alternativa de escoamento do pescado de baixo valor, reforçando a competitividade das comunidades piscatórias do concelho de Odemira.

    CALENDÁRIO:2012-2014

    Mais Informação
  • Valorizando

    O Projeto visa a valorização da imagem social da atividade da pesca e dos profissionais do sector, com o envolvimento das comunidades piscatórias numa perspetiva do desenvolvimento sustentado do sector.

    CALENDÁRIO:2012-2014

    Mais Informação
  • Igualando

    Financiado pelo POPH, Eixo 7 ? Igualdade de Género ? Comissão de Cidadania para a Igualdade de Género. Este projeto colocou na ordem do dia do Concelho de Odemira o tema da Igualdade de Género, para tal as ações foram dirigidas a públicos estratégicos, como a comunidade educativa, técnicos, vítimas de discriminação, agressores, e a comunidade em geral.

    CALENDÁRIO:2011-2013

    Mais Informação
  • Arrisca

    O Projeto ARRISCA, promovido pela Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, com execução da TAIPA, Crl. e financiado pelo Município de Odemira. A sua área de intervenção foi a Freguesia de S. Luís.

    CALENDÁRIO:2010-2011

    Mais Informação
  • NaMira e +NaMira

    Os projetos NaMira e +NaMira, foram financiados pelo município de Odemira. Estes projetos colocaram ao dispor dos Agrupamentos Escolares de todo o Concelho de Odemira Técnicos das áreas de Psicologia e de Ciências da Educação, no sentido de, com outros parceiros locais, desenvolver um conjunto de ações de prevenção e intervenção em toda a comunidade escolar do Concelho, tendo como ponto focal a promoção do sucesso escolar.

    CALENDÁRIO:2008-2014

    Mais Informação
  • Observatório do Abandono e Retenção Escolares do Concelho de Odemira

    A problemática do abandono retenção e escolares no Concelho de Odemira tem sido alvo de discussão em vários grupos de trabalho, nomeadamente no diagnóstico efetuado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, na Carta Educativa Concelhia, no Plano de Desenvolvimento Social de Odemira.

    CALENDÁRIO:2007/08

    Mais Informação
  • Simetrias

    Promovido pelo Município de Odemira, com execução da TAIPA, Crl. e financiado pelo ISS, IP Segurança Social no âmbito do Programa Progride ? Medida 2. As áreas de intervenção foram as freguesias de S. Teotónio e Vila Nova de Milfontes, sendo que os centros das atividades foram respetivamente, a comunidade de Azenha do Mar e das Brunheiras.

    CALENDÁRIO:Junho de 2006 a Maio de 2010.

    Mais Informação
  • Álcool.Sem

    O Consumo excessivo de álcool pelos jovens foi um dos problemas identificados no Concelho de Odemira, no diagnóstico efetuado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira e estabelecido como uma das prioridades para o ano de 2007.

    CALENDÁRIO:2006/2007

    Mais Informação
  • Identidades

    Financiado pelo Município de Odemira, no âmbito do programa Sinergias Sociais. Este projeto teve como slogan: Olhar para a comunidade escolar, Intervir na comunidade escolar. Os principais parceiros foram as Escolas, Associações de Estudantes e Associações de Pais.

    CALENDÁRIO:2005/2006

    Mais Informação
  • Lugares

    O Projeto Lugares, foi financiado pelo POEFDS ? Programa Operacional para o Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, Eixo 5 - Medida 5.1.. Foi implementado nas Freguesias de Vila Nova de Milfontes, Sabóia e Pereiras Gare entre 2003 e 2005.

    CALENDÁRIO:2003/2005

    Mais Informação
  • Abelharuco I e II

    Estes projetos foram financiados pelo Instituto das Drogas e da Toxicodependência no âmbito dos Planos Locais de Prevenção das Toxicodependências e foram desenvolvidos nos anos letivos de 2002/03 e 2003/04.

    CALENDÁRIO:2002/03 2003/04

    Mais Informação
  • AsSomar

    O Projeto Assomar foi Financiado pelo POEFDS ? Programa Operacional para o Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, Eixo 5 Medida 5.1.

    CALENDÁRIO:2003/04

    Mais Informação
  • Centro de Recursos de Animação Cultural e Educativa

    O Centro de Recursos de Animação Cultural e Educativa pretendia de uma forma geral constituir-se como um espaço de oportunidades quer do ponto de vista da descoberta de novas necessidades pelo contacto com novas ofertas disponibilizadas pelo centro, quer do ponto de vista da reflexão entre públicos e parceiros para a construção participativa de novas soluções para colmatar as suas próprias necessidades.

    CALENDÁRIO:2002/03

    Mais Informação